RINA IQNET
POUPALUZ

Informações Adicionais

DPS - Esse dispositivo vai entrar em ação quando ocorrer Sobre tensão, transientes ou surtos na rede elétrica, desviando todos para o aterramento.

O que são surtos, transientes ou sobre tensões?
São variações bruscas de energia, quando o aumento dura três nano segundos (bilionésimos de um segundo) é puramente um surto ou transientes, mais tempo é uma sobre tensão que podem danificar tanto as instalações elétricas, como os equipamentos elétricos ou eletrônicos.

Como surgem essas variações bruscas de tensão, chamadas de surtos, transientes ou sobre tensão?
De vários modos primeiros deles, são Descargas atmosféricas.
Quando descargas atmosféricas chamados de raios caem próximas às linhas de transmissão ou distribuição de redes elétricas das concessionárias induzem nesses cabos uma onda eletromagnética fazendo surgir uma tensão que vai sobrepor à tensão já existente nos cabos, ou seja, uma sobre tensão, chegando às residências, comércios e indústrias, danificando de imediatos aparelhos elétricos ligados a rede de energia.
Outra forma que os raios atingem a rede elétrica é quando eles caem diretamente nos cabos da rede, portanto os danos são muito maiores para as instalações e equipamentos elétricos porque os picos de tensão ficam muitos maiores, e a corrente mais intensa.
Outra forma de acontecer variações bruscas de energia é as manobras que é feita pelas concessionárias devido algum problema na rede elétrica, e isso acontecem com frequência.
Outra forma de acontecer muitos transientes ou surtos na rede elétrica é o chaveamento de equipamentos eletrônicos Inversores, soft starter, Motores, Reatores de lâmpadas.
Fonte chaveada que é utilizada em muitos equipamentos eletrônicos, dentre esses televisores, dvd, computador, aparelhos de som, impressoras, etc., as fontes por causa de sua constante comutação rápida causa muito transiente na rede elétrica.

Como funciona o dispositivo filtro de rede do Sistema de Eficiência Energética POUPALUZ ECO SMART®?
Como o próprio nome diz ele filtra todas as impurezas da rede elétrica, frequências indesejadas que causa danos aos equipamentos eletrônicos, o filtro de rede formado por um banco de condensadores projetados para eliminar qualquer tipo de impurezas da rede elétrica mantendo sempre uma energia limpa.

Como funciona o dispositivo filtro de harmônica do Sistema de Eficiência Energética POUPALUZ ECO SMART®?
Tecnicamente, uma harmônica é a componente de uma onda periódica cuja frequência é um múltiplo inteiro da frequência fundamental (no caso da energia elétrica, de 60 Hz) o que significa que sua frequência é de 5 x 60 Hz, ou 300 Hz.
Harmônicas é um fenômeno contínuo, e não devem ser confundidas com fenômenos de curta duração que duram apenas alguns ciclos. Transientes, distúrbios elétricos, surtos ou sobre tensão não são harmônicas.

Quem causa as distorções harmônicas?
Os principais equipamentos causadores das harmônicas são: inversores de frequência, variadores de velocidade, acionamentos a tiristores, acionamentos em       corrente contínua ou alternada, retificadores, "drives", conversores eletrônicos de potência, fornos de indução e a arco, "no-breaks" e máquinas de solda a arco, o filtro do Eletro-Protetor é formado por um banco de condensadores ligados em paralelos capaz de minimizar os efeitos das harmônicas.

Como funciona o estabilizador de frequência do Sistema de Eficiência Energética  POUPALUZ ECO SMART®?
Todo aparelho elétrico é projetado para trabalhar com uma determinada tensão e frequência hoje geralmente os aparelhos são bivolt trabalham em uma faixa de tensão que vai de 90 a 250 / 440 VAC / 50 ou 60hz. O que acontece hoje com tantos aparelhos ligados a rede elétrica é que ela está cada vez mais poluída com frequências parasitas, frequências que sobrepõem a de 60 Hz, isso diminuem a vida útil dos aparelhos;

Equipamentos industriais.
Lâmpadas ou reatores queimam com frequência.
Televisores
Aparelho de som causa também roncos.
Geladeiras
Computadores
Chuveiros queima a resistência com frequência etc.


Tudo isso acontece por causa da frequência desestabilizada, e através do dispositivo Estabilizador de frequência todo esse problema é eliminado, deixado apenas à frequência correta para o perfeito funcionamento dos aparelhos elétricos.

Como funciona o Economizador de energia do Sistema de Eficiência Energética POUPALUZ ECO SMART®?
O Economizador de energia é um dispositivo que trabalha em conjunto com todos os outros dispositivos, monitorando cada sujeira da rede elétrica fazendo uma filtragem geral para que os equipamentos elétricos receba uma energia limpa.
Por isso o aterramento deve ter uma resistência máxima de solo de < 5 ohms Ω, e a economia vai depender também da quantidade das impurezas em sua rede elétrica, Economia mínima de 5% e máxima já alcançada de 43%.