RINA IQNET
POUPALUZ

Definição de Energia

A má qualidade da energia, tem muitas implicações técnicas e econômicas em sistemas industriais e o custo de um processo pode representar várias vezes o custo de uma solução.

Os Fornos a Arco e os conversores de potência são as principais fontes geradoras de harmônicas, o uso de ambos é necessário não só para aplicações industriais (retificadores são também de uso doméstico), de modo a não contaminar a rede,  que a única saída para minimizar seu impacto sobre a rede é a utilização do Sistema de eficiência Energética POUPALUZ ECO SMART ®.

Uma das opções na indústria  é o agrupamento  das cargas harmônicas para que o problema seja visto de forma pontual e não distribuída.


  ENERGIA DE QUALIDADE


Segundo a IEEE1100
É o conceito de alimentação e descarga através do terra dos equipamentos eletro eletrônicos sensíveis de uma maneira que é adequado para a operação.


De acordo com a IEC 61000
Define a qualidade de energia em termos de compatibilidade eletromagnéticas. É a capacidade dos aparelhos, equipamentos ou sistemas para funcionar no seu ambiente eletromagnético sem gerar distorções eletromagnéticas intoleráveis para tudo que está ligado na mesma rede.

A qualidade da energia elétrica  está relacionada com as perturbações eletromagnéticas que podem afetar o fornecimento de energia (tensão/corrente) e causar mal funcionamento ou danos aos equipamentos e processos industriais.


ENERGIA COM DISTÚRBIOS

Pico de tensão

É um aumento no nível de tensão que dura microssegundos. É principalmente devido a falhas na rede elétrica, atmosféricas e de manobras  de cargas pesadas (Indústrias).
Depressão de tensão (SAG)

É uma queda momentânea de vários ciclos de duração no nível de tensão. É devido à ligação de grandes cargas, descargas atmosféricas e falhas na rede elétrica.



TERMINOLOGIA PARA DESCREVER DISTÚRBIOS DA REDE ELÉTRICA
 

Dilatação de tensão (swell)

Trata-se de um aumento momentâneo da tensão de vários ciclos de duração. É causada pela desconexão de grandes cargas  e não se caracteriza uma sobre tensão.


Sobre tensão

É uma condição de alta tensão (acima do valor nominal), que ao contrário do swell de tensão, dura muito mais tempo e é causada pela má regulação de tensão.

 

Flicker (cintilação)

Refere-se às flutuações do nível de tensão.

 
Interrupções de energia

É a perda total de potência

 

 

O ruído elétrico
É a distorção (não necessariamente periódica) da forma senoidal da  tensão.
   
Transiente
Mudança súbita na condição de estado de tensão e /ou corrente
Entalhe
Elas são pequenas depressões na onda


EFEITOS DA MÁ QUALIDADE DE ENERGIA